Dicas para poupar energia

Se olhar para a sua rotina diária, irá encontrar muitas pequenas coisas que pode fazer para economizar energia. Abaixo estão algumas dicas de economia de energia. Se tem alguma dica que não esteja listada, entre em contacto connosco.

    * Como começar - maneiras grátis ou de baixo custo para poupar energia
    * Dicas de poupança de energia para o seu carro
    * Torne a sua casa eficiente de energia com isolamento
    * Eficiência energética de electrodomésticos e electrónicos
    * Iluminação de baixo consumo energético

Em casa

Maneiras grátis ou de baixo custo para poupar energia

Desligue tudo que não esteja em uso: luzes, televisores, computadores, etc.

Verifique o filtro do seu exaustor ou ar condicionado a cada mês. Filtros sujos bloqueiam o fluxo de ar de aquecimento e refrigeração, aumentando o consumo de energia.

Durante os meses quentes, mantenha as portadas da janela fechadas a sul, leste e oeste, se está no Hemisfério Norte (norte, leste e oeste se estiver no hemisfério sul). No inverno, deixe o sol entrar.

Active a função "dormir" ("sleep") em computadores e equipamento de escritório quando não estiver em uso por algum tempo. Desligue o equipamento durante longos períodos de não utilização.

Vista-se adequadamente para o clima e regule o seu termóstato para a configuração confortável mais baixa possível. Nas noites de inverno, coloque um cobertor extra sobre a cama e baixe o termóstato.

No verão utilize ventoinhas, sempre que possível, em vez de ar condicionado. Usando ventiladores para complementar ar condicionado permite elevar a temperatura do termóstato, usando menos energia. Ventiladores usam menos energia do que o ar condicionado.

Cerca de 15% duma conta média de energia em casa vai para o aquecimento de água. Para poupar água quente, tome duches de cinco minutos, em vez de banhos. Utilize cargas completas na máquina de lavar roupa ou louça. Baixe a temperatura do seu aquecedor de água de modo a que não seja necessário acrescentar água fria no chuveiro.

Use água fria para a lavagem de roupa. Utilize um detergente formulado para água fria para obter roupas igualmente limpas.

Apenas aqueça ou arrefeça os quartos que necessita. Feche as portas e aberturas dos quartos ou salas não utilizados.

Instale chuveiros e torneiras de baixo fluxo para reduzir o uso de água quente.

Sele e isole as suas janelas e portas para garantir que não está a desperdiçar energia de aquecimento ou de ar condicionado que escapa através de fugas para o exterior.

Isole bem o seu tanque de água quente para evitar o calor de escapar.

Procure por etiquetas de eficiência energética na compra de novos produtos, como TV's, fornos, telemóveis, frigoríficos e ares condicionados.

Troque as suas cinco lâmpadas mais utilizadas por lâmpadas fluorescentes compactas. Estas lâmpadas usam menos dois terços de energia e duram até 10 vezes mais.

Recicle coisas menores, reutilizando por exemplo garrafas vazias de refrigerante.

Leve os seus próprios sacos reutilizáveis para fazer compras evitando a produção desnecessária de sacos de plástico.

Só use o ar condicionado para atingir temperaturas neutras (24-25 graus). Temperaturas mais baixas utilizam significativamente mais energia.
 

No carro

Dicas de poupança de energia para o seu carro

Condução sensata. A condução agressiva (alta velocidade, aceleração e travagem) desperdiça combustível, podendo aumentar o consumo em 33% na auto-estrada e 5% na cidade.

Considere a compra de um veículo altamente eficiente. Um veículo de baixo consumo de combustível, um veículo híbrido ou um veículo de combustível alternativo podem poupar-lhe muito na bomba de gasolina e ajudam o meio ambiente.

Combine tarefas numa só viagem. Várias viagens curtas, cada uma a partir de um arranque a frio, podem usar duas vezes mais combustível do que uma viagem cobrindo a mesma distância com o motor quente.

Faça a manutenção regular. Substituir filtros de ar obstruídos pode melhorar o consumo de combustível perto de 10% e protege o seu motor.


Mantenha os pneus alinhados e à pressão adequada, melhorando assim os consumos em cerca de 3%.


Use o grau de óleo de motor recomendado pelo fabricante do seu carro. Usando um óleo de motor diferente pode aumentar consumos de combustível em 2%.


Considere a hipótese de boleias, comunidades de transporte ou transportes públicos para reduzir a quilometragem e os custos de manutenção do carro.


Reduza a resistência ao ar, colocando itens dentro do carro ou na bagageira, em vez de no tejadilho. Um tejadilho carregado pode aumentar os consumos em 5%.


Limpe o seu carro, livre-se das tralhas. O peso extra aumenta os consumos.


Use o ar condicionado apenas quando necessário. Opte antes por abrir uma janela.

 

Isolando

Torne a sua casa eficiente de energia com isolamento

Economize até 20% da energia usada para aquecer e arrefecer a sua casa. Sele buracos para o exterior pela calafetagem de portas e vedação de janelas.


O isolamento de coberturas, subsolos e espaços de habitação permite poupanças de energia tremendas.


Janelas eficientes podem reduzir a energia usada para aquecimento e arrefecimento em até 30%. Se sua casa tem apenas janelas de vidro simples, considere substituí-las por janelas energeticamente eficientes.


Para as pessoas que vivem em casas móveis, saias deslizantes isolam contra ventos no inverno e contra o calor no verão. As condutas de ar condicionado encontram-se muitas vezes sob a casa, pelo que as saias também irão ajudar a isolar as condutas.

 

Com os electrodomésticos

Energia eficiente em electrodomésticos e equipamentos electrónicos

Os electrodomésticos representam cerca de 20% do consumo de energia doméstica. Electrodomésticos e equipamentos electrónicos adicionam realmente valor na sua factura de energia. Ao comprar novos aparelhos electrónicos, olhe para as etiquetas de eficiência energética.


Deixe a louça secar ao ar em vez de usar o seu ciclo de secagem da máquina de lavar loiça.


Limpe o filtro do secador depois de cada carga.


Opte por secar as roupas ao ar, em cordas ou estendais.


Considere a opção de comprar um computador portátil quando substituir o seu computador, já que usam muito menos energia do que os computadores "desktop".


Não deixe a sua roupa secar em excesso. Se a sua máquina tiver um sensor de humidade, use-o.


Deve secar as toalhas e o algodão pesado em carga separada das roupas mais leves.


Certifique-se de que a gestão de energia está activada no seu computador.


Numa casa média, 75% da electricidade utilizada nos equipamentos electrónicos domésticos é consumida enquanto os aparelhos estão desligados. Ligue estes equipamentos a extensões de ficha múltipla, para que os possa desligar quando não estiverem em uso.


Lave a roupa em água fria com detergentes para água fria, sempre que possível.


Desligue os carregadores de bateria quando as baterias estiverem totalmente carregadas ou os carregadores não estiverem em uso. Muitos carregadores consomem electricidade continuamente, mesmo quando o dispositivo não está ligado ao carregador.


Desligue o computador e monitor quando não estiver em uso.


Use o ciclo de arrefecimento para permitir que as roupas terminem a secagem com o calor residual na secadora.


Lave e seque a plena carga. Se estiver a lavar uma carga pequena, use a configuração do nível de água adequado.


Quando for comprar uma nova máquina de secar roupa, procure uma com um sensor de humidade que desliga automaticamente a máquina quando as roupas estiverem secas.

 

Com a iluminação

Iluminação eficiente da energia

Tire proveito da luz do dia usando cores claras, cortinas soltas e leves nas suas janelas para permitir a luz de penetrar no quarto enquanto preserva a sua privacidade. Além disso, decore a casa com cores mais claras que reflictam a luz do dia.


Use iluminação de secretária em vez de brilhante iluminação duma sala inteira. Foque a luz para onde precisa. Use por exemplo iluminação fluorescente embutida nos armários e sobre o lava-loiça e balcão da cozinha.


Utilize reóstatos, sensores de movimento ou sensores de ocupação para automaticamente ligar ou desligar a iluminação quando necessário e evitar desperdícios de energia.


Use lâmpadas fluorescentes compactas de luz (LFC) em substituição de lâmpadas incandescentes. Comparavelmente poderá poupar cerca de 50% nos seus custos de iluminação. Lâmpadas fluorescentes compactas utilizam apenas um quarto da energia e duram até 10 vezes mais.


Desligue as luzes quando sair de uma sala. As lâmpadas incandescentes devem ser desligadas quando não forem necessárias. As lâmpadas fluorescentes devem ser desligadas sempre que se ausentar por 15 ou mais minutos.


Durante o inverno, mantenha as cortinas abertas nas suas janelas viradas a sul durante o dia para permitir que a luz solar aqueça a sua casa naturalmente e deve fechá-las durante a noite para ajudar a manter o calor dentro de casa.