Óleo lubrificante

Mais importante do que a viscosidade (normas SAE), que apenas se refere às temperaturas ambiete encontradas na utilização do motor, já que esta muda consoante a temperatura (ex: SAE 0W-30 para temperaturas ambiente de -30ºC a +30ºC e SAE 10W-30 para temp. amb. -20ºC a +30ºC) é a qualidade do óleo.

A qualidade do óleo pode ser ensaiada e classificada segundo API (American Petroleum Institute) ou pela European Engine Oil Sequence ACEA (ou CCMC - Comissão de Construtores de automóveis do Mercado Comum). O controle é composto por ensaios de laboratório para a determinação das propriedades fisico-químicas dos óleos e extensos ensaios práticos em motores europeus que sejam representativos para o avanço da tecnologia. É preferível seguir a classificação ACEA em vez da API, devido à criação algo confusa de mais duas clasificações (junção da americana com a japonesa) EMA e JAMA, com o fim de seguir as elevadas classificações ACEA.

Podemos desta forma ter uma mesma viscosidade, mas com qualidades totalmente diferentes.

Deve-se igualmente evitar a mistura de vários óleos, pois irão predominar as piores qualidades da mistura.
 

 

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