Pneus - generalidades

A maioria de nós utiliza veículos diariamente e quase nunca presta atenção a uma das mais importantes partes do veículo, os pneus.
Infelizmente, na generalidade dos casos, só mudaremos este mau hábito quando já for tarde demais.

Importante saber

 - Data de fabrico
 - Máxima pressão de enchimento
 - Tracção
 - Desgaste
 - Máxima capacidade de carga / pneu
 - Variação de velocidade
 - Resistência à temperatura
 - Tamanho do pneu
 

Validade

Sabia que os pneus caducam 4 anos após a data de fabrico e que esta data se encontra estampada na lateral do pneu?
É fácil descobrir a validade de um pneu. Para isso basta verificar o lado do pneu, onde pode encontrar um número impresso de 4 dígitos. Estes números indicam a semana e o ano em que o pneu foi fabricado; a data de validade é até 4 anos depois.
 
 
 
 
 
 
Este numero (0707) indica que o pneu foi fabricado na 7a. Semana de 2007 o que é o mesmo que Fevereiro de 2007, isto significa que tem data de validade até Fevereiro de 2011.
 
 
 

 
 
Se utilizarmos pneus caducados, é possível que estes rebentem e o resultado pode ser um acidente muito grave, inclusive fatal. Seria um bom hábito inspeccionar os pneus para verificar se ainda não passaram a sua data de validade.

 

Pressão

Outro ponto importante que nos escapa muitas vezes é o enchimento dos pneus. A maioria das estações de serviço calibram os pneus para 28 PSI e se souberem que vai apenas andar em estrada, em muitos casos baixam a pressão para 24-26 PSI afirmando que vão “aquecer na estrada e a pressão subirá”. NÃO O PERMITA!
Na lateral do pneu, encontramos o valor máximo admissível para a pressão, alguns pneus têm apenas capacidade para a pressão máxima de 32 PSI, outros são projectados para 44 PSI e alguns mesmo 50 PSI. Verifique os pneus para ver qual é a máxima pressão que suportam. É uma prática comum manter a pressão ligeiramente abaixo desse valor. O mais correcto é seguir as pressões aconselhadas pelo fabricante da viatura.

 
 
 
 
 
 
Diferentes pneus são projectados para diferentes pressões. Pode encontrar o valor máximo de pressão dos pneus num pequeno número próximo à jante, de um dos lados do pneu; nunca poderá ultrapassar esta pressão.
 
 
 
 
 
 
Uma pressão inferior à recomendada faz aumentar a temperatura do pneu. Através de fotografias de infravermelhos obtidas em pneus a alta velocidade, verifica-se que o calor causador de danos aumenta na medida que a pressão do pneu diminui.
 
Baseado em pneus de tamanho P235/75/R15.
 

Índice de carga

Outro ponto importante a considerar é a carga a que submetemos os nossos pneus, muitas vezes sobrecarregamos os veículos sem prestar atenção ao esforço que isto representa para os pneus. O exceder da capacidade máxima de carga pode resultar na  falha dos mesmos e causar um acidente.

A tabela mostra o índice de carga e a máxima capacidade de carga por pneu em quilos e libras. 

Capacidade máxima de carga por pneu

Índice de carga

kg

lb

Índice de carga

kg

lb

71

345

761

99

775

1709

72

355

783

100

800

1764

73

365

805

101

825

1819

74

375

827

102

850

1874

75

387

853

103

875

1929

76

400

882

104

900

1984

77

412

908

105

925

2039

78

425

937

106

950

2094

79

437

963

107

975

2149

80

450

992

108

1000

2205

81

462

1019

109

1030

2271

82

475

1047

110

1060

2337

83

487

1074

111

1095

2409

84

500

1102

112

1129

2484

85

515

1135

113

1164

2561

86

530

1168

114

1200

2640

87

55

1201

115

1237

2721

88

560

1235

116

1275

2806

89

580

1279

117

1315

2892

90

600

1323

118

1355

2982

91

615

1356

119

1397

3074

92

630

1389

120

1440

3169

93

650

1433

121

1485

3267

94

670

1477

122

1531

3368

95

690

1521

123

1578

3472

96

710

1565

124

1627

3580

97

730

1609

125

1677

3690

98

750

1653

 

 

 


 
 
Índice de carga 109, máxima capacidade de carga de 1030 kg (2271 lb).

 

 

Velocidade

A velocidade para que um pneu que foi projectado é indicada por uma letra ao lado do índice de carga, a tabela mostra a gama de velocidade em km/h e mph. Este valor refere-se à capacidade do pneu aguentar a referida velocidade durante uma hora seguida.

Índice de velocidade

Velocidade máxima (km/h)

Velocidade máxima (mph)

A1

5

3

A2

10

6

A3

15

9

A4

20

12

A5

25

16

A6

30

19

A7

35

22

A8

40

25

B

50

31

C

60

37

D

65

40

E

70

44

F

80

50

G

90

56

J

100

62

K

110

68

L

120

75

M

130

81

N

140

87

P

150

93

Q

160

100

R

170

106

S

180

112

T

190

118

U

200

124

H

210

130

V*

acima de 210

acima de 130

V

240

149

ZR

acima de 240

acima de 149

W

270

168

Y

300

186

Z

acima de 300

acima de 186


Medidas

Muitos de nós já compraram pneus no passado e, quando nos perguntam de que tamanho queremos, socorremo-nos do pneu velho  para obter essa informação, mas o que significam esses números?

 


Temperatura, resistência à temperatura

As letras indicam a resistência de um pneu ao calor. A classificação segue da mais alta à mais baixa: A, B ou C.

Letra

Ambiente

A

área quente

B

área normal

C

área fria

 

Tracção

A tracção é a capacidade de um pneu parar em piso molhado. Um pneu de maior graduação deverá permitir uma maior capacidade de parar o veículo numa via molhada, numa distância menor do que um pneu de um menor grau. A tracção está classificada do mais alto ao mais baixo como “AA”,”A”, “B” e “C".

Desgaste / "treadwear"

Este numero indica o ritmo ao qual o pneu se desgasta, quanto maior for a graduação, mais tempo levará o pneu a desgastar-se. Por conseguinte, um pneu de graduação 400 deveria durar o dobro que duraria um de graduação 200